terça-feira, 15 de abril de 2014

Isabelle Bittencourt assina direção de arte do longa Confia em Mim


Isabelle Bittencourt, curitibana radicada em São Pauldo, é a responsável pela direção de arte do longa-metragem Confia em Mim, de Michel Tikhomiroff, que acaba de entrar em cartaz. O filme coloca suspense no mundo das cozinhas profissionais. Mari (Fernanda Machado), uma promissora chefe, sonha com seu próprio restaurante e vê no sedutor Caio (Matheus Solano) esta possibilidade. Mas nada é o que realmente parece ser.

Segundo Isabelle, as locações - em Paulínia e Campinas - tiveram que ser modificadas para atender as necessidades da trama, que se passa em São Paulo. “Um dos grandes desafios da direção de arte foi exatamente imprimir características de São Paulo em Campinas, cidade onde tudo acontece, comparativamente, numa escala menor. Quando começamos a procurar as locações entendi que aquilo que parecia relativamente fácil de fazer, lendo o roteiro, na verdade seria bem trabalhoso.” Explica.

É sabido que Confia em Mim teve 90% de sua verba vinda do Edital de Paulínia, tendo, portanto, que se adaptar ao espaço proposto por cidades menores. “As cenas da casa de Mari, por exemplo, foram gravadas na casa de uma professora da Unicamp, sexagenária e muito simpática, mas fazemos várias adaptações estéticas para se parecer com a casa de uma chef de cozinha de 30 anos, que mora na Vila Madalena, em São Paulo”.

A diretora de arte conta que a cozinha da chef também foi um desafio. A cozinha do restaurante onde a personagem trabalha também foi bem modificada. Originalmente era uma cozinha para aulas práticas de uma escola de culinária com quatro janelas enormes (duas davam para rua e outras para um corredor). “Fizemos uma grande adaptação cenográfica para transformá-la na cozinha do restaurante de Edgar”. Isabelle Bittencourt explica que ela e sua equipe fizeram pesquisas e visitaram cozinhas de vários restaurantes, inclusive na hora do “rush”, para entender como funcionam. “Foram duas semanas de filmagem dentro desta cozinha, com tudo funcionando, comidas sendo preparadas, fogo ligado, e toda tensão de uma cozinha de verdade”, comenta.

Mas um trabalho como esse não se baseia apenas em construir cenários. Há também a necessidade de ajudar os atores na adaptação aos espaços. Para isso, foi desenhado no chão o tamanho dos cenários, para que o elenco soubesse exatamente onde ir, o que facilitou na hora da gravação. Isabelle comemora o resultado do trabalho e finaliza: “contei com uma equipe de arte muito competente, profissionais que foram essenciais à esta realização”.

Isabelle Bittencourt – diretora de arte e cenógrafa
http://isabellebittencourt.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/isabelle.bittencourt.37

Nenhum comentário:

Postar um comentário