quarta-feira, 9 de abril de 2014

Oficina grátis com a diretora Celina Sodré na CAIXA Cultural SP


Nos dias 11 e 13 de abril, sexta-feira e domingo, a diretora Celina Sodré ministra a oficina Objeto-Personagem, na Caixa Cultural São Paulo, sobre o processo criativo e dramatúrgico do espetáculo instalação Farnese de Saudade, interpretado por Vandré Silveira. A montagem fica em cartaz entre os dias 10 e 27 de abril, de quinta a domingo, às 19h15. 

A oficina – destinada a profissionais e estudantes de do teatro – ocorre das 9 horas às 12 horas (total de 6 horas). São 20 vagas e as inscrições, grátis. Os interessados devem enviar currículo e contatos para o e-mail farnesedesaudade@gmail.com e aguardar confirmação.

A abordagem de Objeto-Personagem parte da relação do ator com o objeto, este carregado de memória e de afeto, e as possibilidades de construção de sentidos através da fisicalidade do ator. “Desta forma, o projeto Farnese de Saudade amplia e democratiza o acesso ao conhecimento, a partir dos conceitos sobre ação psicofísica de Constantin Stanislavski e da memória física de Jerzy Grotowski, bases do processo de criação do espetáculo”, explica Celina.

Será proposto aos participantes, após a exposição do processo de criação do espetáculo Farnese de Saudade, a escolha de um objeto e a construção de uma ação física, a partir da relação que se estabelece entre o ator e o objeto.

Oficina / serviço
Dias 11 e 13 de abril – sexta-feira e domingo
Tema: Objeto-Personagem
Ministrante: Celina Sodré (participação: Vandré Silveira)
Horário/duração: das 9h às 12h (total de 6 horas)
Público alvo: profissionais e estudantes de do teatro. Nº de vagas: 20
Inscrição: gratuita - enviar currículo para o e-mail farnesedesaudade@gmail.com.

Sobre Farnese de Saudade

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 10 a 27 de abril, o espetáculo Farnese de Saudade, interpretado por Vandré Silveira e dirigido por Celina Sodré. A montagem contempla a vida e obra do artista plástico mineiro Farnese de Andrade (1926-1996), gênio esquecido e ícone internacional nos anos 1970, que tem a sua vida e obra abordadas, pela primeira vez, em um espetáculo teatral. As apresentações são gratuitas e contam com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Além de interpretar, Vandré Silveira também é responsável pela concepção do monólogo. Ele conta que se encantou pela história do conterrâneo, a partir do livro homônimo lançado pela CosacNaify, e mergulhou na pesquisa. “Apaixonei-me pela possibilidade que Farnese me deu de poder desvendar uma obra marcada pelo afeto, e discutir, com minha arte, a questão da gênese, da vida com suas inexplicáveis nuances”.  Explica o ator.

Vandré encarna o artista e narra as suas experiências em primeira pessoa. Textos, entrevistas, depoimentos de pessoas próximas e até uma passagem do curta-metragem Farnese, de Olívio Tavares de Araújo, são fontes que, conjugadas, formam o texto da peça. O espectador não vê uma “cópia” do artista plástico. O personagem brotou das sensações e impressões que o ator experimentou ao entrar em contato com sua história, com sua capacidade de exprimir o inconsciente nos objetos que criava. Na montagem pairam as memórias de família, a infância, o aprisionamento ao passado, os objetos simbólicos de uma época, a religiosidade incutida na cultura mineira.

Serviço / espetáculo
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 – Centro/SP. Tel: (11) 3321-4400
Temporda: 10 a 27/4 - quinta a domingo – às 19h15 
Entrada franca (retirar ingressos na bilheteria com 1h de antecedência)
Gênero: Drama: Classificação etária: 16 anos. Duração: 45 min

Capacidade: 80 lugares. Acesso universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário