terça-feira, 2 de junho de 2015

Festival ABCDança 2015 acontece em junho e julho na Capital e Grande São Paulo

A décima edição do ABCDança tem abertura oficial no dia 3 de junho (quarta, às 19h30) no Centro Cultural Diadema com a “Exposição 20 Anos da Companhia de Danças de Diadema”, organizada pelo fotógrafo Paulo César Lima. Na seqüência, apresenta-se Cia Fragmento de Dança com o espetáculo “Ecos”. Todas as atividades são gratuitas.

Entre os meses de junho e julho, ABCDança 2015 – 10 anos circulará pelas sete cidades da região do ABCD Paulista e pela capital São Paulo, propondo uma diversificada programação de dança em seus múltiplos estilos que envolve 12 espetáculos, além de intervenções, vários cursos, oficinas e fóruns, apresentações livres (Palco Livre), jams de dança, batalha locking e outros.

A programação segue o propósito do festival e prioriza obras e artistas da dança das cidades de Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Paulo.

O ABCDança é uma iniciativa da Associação Projeto Brasileiro de Dança e Companhia de Danças de Diadema e neste ano tem apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural - Festivais de Artes), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, através da Cooperativa Paulista de Dança, das prefeituras das cidades envolvidas e do SESC SP.



PROGRAMAÇÃO- ABCDança 2015 – 10 anos

DIADEMA

Abertura Oficial do ABCDança 2015 - 10 anos
Local: Centro Cultural Diadema – Espaço Cândido Portinari. R. Graciosa, 300 – Centro.

3 de junho. Quarta, às 19h30
Exposição: “20 anos – Companhia de Danças de Diadema”.
Organização do fotógrafo Paulo César Lima.
Visitação até dia 14/06 - Terça a sexta (9h às 20h); sábado e domingo (13h às 19h)

Espetáculos
Local: Centro Cultural Diadema / Teatro Clara Nunes - R. Graciosa, 300. Centro.

3 de junho. Quarta, às 20h
“Ecos” – Cia Fragmento de Dança
Direção: Vanessa MacedoCoreografia: Vanessa Macedo Cenografia e Figurino: Cia Fragmento de Dança Iluminação: Jimmy Wong. Sonoplastia: Iolanda Sinatra. Elenco: Chico Rosa, Daniela Moraes, Maitê Molnar, Rafael Edgar, Rafael Sertori e Vanessa Macedo.
Estagiários: Diego Hazan, Flavia Tiemi e Iolanda Sinatra.
Classificação: 14 anos. Duração: 55 min.

Sinopse: "Ecos" reúne a construção estética e dramatúrgica recorrente nos trabalhos da companhia, inspirarados em artistas mulheres. A pesquisa começou em 2006 com Frida Kahlo, passou pela artista plástica Tracey Emin (2008) e chegou na escritora Virginia Woolf (2010) enfatizando o olhar crítico e poético dessas “personagens” femininas. Esse olhar é metaforizado no corpo a fim de discutir questões da contemporaneidade, levando em conta a estreiteza da relação da vida e obra expressa numa arte confessional.

04 de junho. Quinta, às 20h
“Tupiliques - O Espetáculo” - Cia Repentistas do Corpo
Direção: Sérgio Rocha. Coreografia: Sérgio Rocha e elenco. Cenografia e figurino: Luciane recco. Iluminação: Ari Buccioni. Sonoplastia: Mário Spatizziani. Trilha sonora original: Edson X. Elenco: Cláudia Christ, Marcela Miyashita, Sérgio Rocha e Vitor Bassi.
Classificação: livre. Duração: 50 minutos.

Sinopse: É uma mistura entre dança, teatro e percussão corporal em movimento e trilha sonora criada especialmente para o trabalho, onde a pesquisa e a prática da junção dessas linguagens é marca registrada da Cia. Repentistas do Corpo. O ponto de partida para a nova criação foi o livro: Tupiliques, do escritor César Obeid, que traz palavras indígenas de origem tupi assimilada ao português falado no Brasil, rimada em forma de Limeriques em um cruzamento divertido e poético. Os Limeriques é uma forma de poesia inglesa onde os poemas são escritos em estrofes de cinco versos e apresentam situações engraçadas ou absurdas. Os poemas são canto/danço/falados pelo elenco transportando o espectador para este mundo novo de possibilidades. Ao abordar a contribuição indígena na formação de nossa língua,o espetáculo mostra um pedaço do Brasil que viemos, falamos e comemos diariamente, convidando o púbico a pensar e valorizar as culturas dos nossos povos tradicionais.

05 de junho. Sexta, às 20h
“Androgyne - Sagração do Fogo” - Taanteatro Companhia
Direção: Maura Baiocchi. Coreografia: Alda Maria AbreuCenografia: Wolfgang Pannek. Figurino: Alda Maria AbreuI. luminação: Eduardo Alves. Sonoplastia: Gustavo Lemos. Operação de video-Mapping: Eduardo Alves. Elenco: Alda Maria Abreu.
Classificação: 12 anos. Duração: 60 minutos.

Sinopse: "Androgyne – Sagração do Fogo" aborda de forma poética o tema da identidade sexual, questiona tabus e contemporâneas Inquisições de Gênero.  Ao conceber a androginia como manifestação ética, a obra distingue-se por uma meticulosa pesquisa corporal e evidencia as dimensões erótica e sagrada do corpo andrógino. Transborda as fronteiras de gênero e das linguagens cênicas promovendo um pas de deux entre dança real e virtual, onde corpo e imagem se fundem na criação de um corpo multimídia. "Androgyne" é a mais recente produção da Taanteatro Companhia e foi contemplada com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013, além do Prêmio APCA 2013 (Dançarina Revelação) e o Prêmio Denilto Gomes 2013 (Domínio do Movimento).

06 de junho. Sábado, às 20h
“Beatles Lado D” - Quartier Latin Cia de Dança
Direção e Coreografia: Marisa Ballarini. Iluminação: Nelson Xavier. Sonoplastia: Trilha sonora de Lennon e McCarthney / Bolhaset. Elenco: Aline Moreno, Catherine Pereira, Douglas Meira, Ednei Reis, Ellen Vertematte, Gabriel Barnes, Lígia Rodrigues, Marilia Romera, Michael Santos, Paulo Ricardo Santos e Vagner Ferreira.
Classificação: Livre. Duração: 1h20.

Sinopse: Leve, dinâmico e divertido, "Beatles Lado D" é puro entretenimento. Embalado por 25 canções da banda de rock mais famosa de todos os tempos, o espetáculo é ora carregado de lirismo e poesia e ora minado de energia e caos. Tem um viés divertido e desmistifica o equivocado conceito de que “a dança é elitista”.

Intervenção
Local: Praça da Moça - R. Graciosa, s/n

05 de junho. Sexta, às 17h
"Hiato - ou inscrições no corpo para sustentação da espera"
Direção e coreografia: Mariana Molinos. Figurino: Camila Martins. Provocações Cênicas: Claudio Higa. Elenco: Mariana Molinos.
Classificação: Livre. Duração: 35 a 45 minutos.

Sinopse: “Hiato - ou inscrições no corpo para a sustentação da espera” é um trabalho que faz da própria pesquisa de movimento o elemento mediador da relação com o espaço. Uma bailarina adentra o ambiente e espera. Deixa que a espera tome conta de seu corpo, que a angústia de sustentar a espera a ponha em movimento. Aos poucos, na diluição do tempo, na intenção de trazer o espaço (e todos aqueles que lá estão) para dentro dela, a dança instala novas percepções, o ambiente se redesenha, ganhando novos fluxos. Do escorrer do corpo dilatado pelo tempo até transformar-se na fluidez do fluxo de pensamento e de memórias, a bailarina, em seu “Hiato”, coloca a espera como um lugar potente e vivo, cerne para a ação.

Palco Livre
Local: Pátio do Centro Cultural Diadema - R. Graciosa, 300. Centro

06 de junho. Sábado, das 14h às 19h
Informações e inscrições: (11)7858-5549 ou renato@apbd.org.br - com Renato Alves.

O Palco Livre do ABCDança é um espaço de difusão e troca de experiências em Dança. Em um palco ao ar livre são apresentados trabalhos de dança de todos os estilos previamente agendados.

Oficina e Fórum
Local: Centro Cultural Diadema / sala de dança - R. Graciosa, 300. Centro.

16 de junho. Terça, às 20h
Fórum: “Dança e Espaço Urbano” – com Paula Petreca e Rodrigo Monteiro
Modalidade: Teoria e dramaturgia da dança
Público alvo: a partir dos 16 anos

Conteúdo: O objetivo deste fórum é trazer argumentos históricos e teóricos para a discussão da tendência cada vez mais crescente da ocupação de espaços públicos das cidades por trabalhos de dança contemporânea. Contextualizando particularmente essa discussão no contexto do ABCDRRM Paulista, espera-se tratar do exemplo de iniciativas de grupos da região para dinamizar um debate com foco nos temas do papel da arte pública, da arte com função de cidadania e política, e também dos modos de recepção sensíveis em meio a urbanidade contemporânea.

17 de junho. Quarta, às 18h30
Oficina e fórum: “Memórias de uma dança urbana paulistana” – com Ivo Alcântara / Sampa Cinza City
Modalidade: Danças Urbanas
Público alvo: a partir dos 14 anos.

Conteúdo: A proposta “Memórias de Uma Dança Urbana Paulistana”, traz como foco principal de estudo o comportamento e repertório corporal dos praticantes da Dança RAP, intitulada mais tarde “Lagartixa”. Estilo de dança que surgiu em meados dos anos 80’ nos subúrbios de São Paulo, seguindo forte influência das danças Soul/Funk e Samba Rock, ganhando grande repercussão nas festas de rua e Bailes Black da década de 90’ e 2000’. O objetivo deste estudo é facilitar o entendimento desta linguagem, utilizando como base o conteúdo publicado em março de 2015 no livro “As Danças da Cultura Hip Hop e Funk Styles” [Thiago Negraxa], por Ivo Alcântara, no capítulo A Dança Lagartixa, páginas 76 a 84.

SÃO CAETANO DO SUL

Oficina
Local: Quiosque do Sesc São Caetano - Rua Piauí, 554.

10, 11 e 12 de junho. Quarta, quinta e sexta, às 17h
“O Enlace Entre a Dança e o Cinema: aproximações possíveis para tratar da história do corpo na dança”
Inscrições no Sesc São Caetano ou pelo tel. (11) 4223-8800. Grátis. Vagas limitadas.

Conteúdo: Nos três encontros, títulos de filmes que têm a dança como o eixo da trama, como O Rei da Dança, Black Swan e Retratos da Vida, servirão de gatilho para a discussão sobre a história do corpo na dança e os diferentes pensamentos sobre o corpo numa rede histórica complexa. Com Ana Teixeira.

Espetáculo
Local: Teatro Santos Dumont - Av. Goiás, 111.  Santa Paula.

12 de junho. Sexta, às 20h
“Terra Trêmula” – Dual Cena Contemporânea
Direção e coreografia: Ivan Bernardelli. Cenografia: Vânia Medeiros. Figurino: Otávio Matias Iluminação: Osvaldo Gazotti. Operação de som: Solange Borelli. Direção musical: Martinho Lutero. Direção de Arte: Alícia PeresElenco: Junior Gonçalves, Ivan Bernardelli e Mônica Augusto. Classificação: 12 anos. Duração: 40 minutos.

Sinopse: Brasil, início do século XVIII. O eldorado adormecido ergue-se como uma parede resplandecente que cega, contra a luz, aquele que a vê. Um poderoso bater de asas enfrenta afiadas lâminas de espadas: Ogum e São Miguel Arcanjo encontram-se no Brasil colonial sob os dramáticos contrastes do barroco. Escravidão, inquisição, mineração e tensões religiosas, presentes na formação da sociedade brasileira, atravessam os séculos e, em forma de conflito, alcançam os dias de hoje.

Tour Cultural
Local: saída e retorno - SESC São Caetano - Rua Piauí, 554.

13 de junho. Sábado, às 9h. Retorno previsto às 18h.
“A Dança Revelada na Cidade” - Passeio conduzido por Nirvana Marinho.
Inscrições a partir das 11h do dia 1º/6, no SESC São Caetano.
Grátis. Vagas limitadas. Informações: (11) 4223-8800.

Entre prédios, ruas e carros, a arte do movimento reside no centro da cidade. A despeito da distração de nossos olhos, pela fresta de uma janela entreaberta, a dança acontece nos locais que escrevem a história da dança na capital, a dança acontece nas ruas, quase que por acaso, a dança acontece diariamente no trabalho do profissional de dança habitada em locais de formação, apresentação e reflexão. Neste roteiro, percorreremos alguns destes espaços ocupados pela dança, revelando sua presença na cidade para além dos palcos dos teatros. (não inclui almoço).

Palco Livre
Local: Praça Linear - Av. Kennedy, altura do nº 2.000.

14 de junho. Domingo, a partir das 14h
Informações e inscrições: (11)7858-5549 ou renato@apbd.org.br, com Renato Alves.

O Palco Livre do ABCDança é um espaço de difusão e troca de experiências em Dança. Em um palco ao ar livre, são apresentados trabalhos de dança de todos os estilos previamente agendados.

SANTO ANDRÉ

Oficina e Fórum
Local: ELD - Centro de Dança de Santo André - Rua Eduardo Monteiro, 410. Jd. Bela Vista.

18 de junho. Quinta, às 18h30
Oficina: “Corpo Fora do Eixo” - Cláudia Palma / iN SAiO Cia de Arte
Modalidade: Dança Contemporânea
Público alvo: a partir de 16 anos, interessados em arte que tenham alguma prática corporal.

Conteúdo: As aulas tem por objetivo aproximar os participantes da prática corporal, experimentos e pesquisa desenvolvidos por Claudia Palma, intérprete-criadora e diretora da iNSAiO Cia. de Arte. Serão enfocados elementos relacionados à técnica e prática do corpo em desequilíbrio, desestabilizado pelos estados de vertigem e queda.

18 de junho. Quinta, às 20h
Fórum: “Dança Contemporânea e Conjuntura Política” - Ivan Bernardelli e Paula Petreca
Modalidade: Dança contemporânea
Público Alvo: a partir de 16 anos.

Conteúdo: O fórum pretende analisar conjunturas políticas, artísticas, econômicas e sociais que facilitam ou desfavorecem a realização de projetos de dança e sua difusão. Pretende ainda comparar e contrapor modelos e casos de subsídios, financiamentos e projetos como estratégias possíveis para a sustentabilidade de ações artísticas em dança.

Jornada Fotográfica
Local: saída e retorno - estacionamento principal do Sesc Santo André - R. Tamarutaca, 302.

19 de junho. Sexta, às 19h. Retorno previsto às 22h
“Jornada Fotográfica: Fotografia de Dança”

Os alunos da oficina de Fotografia de Dança do Sesc Santo André, acompanhados do professor Gal Oppido, farão uma saída para fotografar o espetáculo “Nu.Cio” apresentado pela BIZ Cia de Dança, que ocorrerá às 20h30 no CLAC (Centro Livre de Artes Cênicas), em São Bernardo do Campo,

Jam
Local: Área de Convivência do Sesc Santo André - R. Tamarutaca, 302. Vila Alpina.

20 de junho. Sábado, às 15h
Jam de Danças

O Sesc Santo André convida os participantes do festival e demais interessados a participar da JAM que irá unir diversos estilos – do clássico, jazz ao contemporâneo – sob a facilitação do professor e dançarino Ricardo Neves. O único pré-requisito é vir com uma roupa confortável e soltar seu repertório corporal. Inspirado no conceito das jam session (Jazz After Midnight), quando músicos se encontravam para improvisarem, a dança – sempre muito conectada à música, se apropriou do termo e da prática. As jams têm o intuito de abrir a percepção para as possibilidades de composição, criação e conexão além de oferecer espaço para a prática. Todos podem participar e contribuir: assistindo, dançando, explorando, pesquisando, tocando, desenhando, contemplando, vivendo junto... Facilitação: Ricardo Neves. Ator-sonoro: Francisco Lauridsen.

Espetáculo
Local: Teatro Municipal de Santo André - Praça IV Centenário - Centro.

16 de julho. Quinta, às 20h
“Heurói”- Núcleo Luz
Direção e Criação: Chris Belluomini. Assistência de coreografia e ensaios: Ana Luisa Seelaender. Assistência geral e artística: Douglas Iesus, Márcio Greyk e Mauro J. Alves, Música original: Carlos Ranoya. Desenho de luz: Miló Martins. Cenografia, figurino e ilustração: Márcio Macena. Preparação vocal: Juliana Ferretti. Técnico de Luz. Trilha sonora: Panapps. Produção: Renata Montesanti. Elenco: Alessandro Mesquita, Alex Araújo, Amanda Carvalho, Ana Carolina Silva, Bianca Remohi, Camila Bosso, Carlos Araújo, Cristiano Saraiva, Danilo Estevam, Ednelson Guedes, Enoque Gomes, Felipe Almeida, Fernando Ramos, Franciéliton Cardoso, Frank Vinicius, Gustavo Vaz, Harrison Rodrigues, Henrique Moreno, Jeniffer Mendes, Jezreel Pereira, Joelma Souza, Juliana Souza, Kaique Kennedy, Karina Pinedo, Keithy A. Balthazar, Larissa Morais, Larissa Rodrigues, Lee Anderson, Lilian Martins, Lion Lourenço, Lucas Lopes, Maitê Evangelista, Marcelino Dutra, Mariana Prado, Marina Lima, Munique Mendes, Natanael Santos, Nathalia de Alencar, Rachel de Sousa, Rafael Oliveira, Rafaela de Alencar, Renan L. Costa, Renyvaldo Magalhães, Ricardo Januário, Richard Pessoa, Rivaldo Ferreira, Rodrigo Alcântara, Ronilson Silva, Thainá Souza, Thaís dos Reis, Thales Felipe, Victor Almeida, Wellington Matos e Yasmin S. Ribeiro.
Classificação: Livre. Duração: 80 minutos.

Sinopse: O espetáculo “Heurói” trata com humor e delicadeza das aventuras e desventuras que se apresentam no caminho do herói humano. Um herói falível, vulnerável, encantador que, na coragem de prosseguir, experimenta a grandeza de sua jornada. O herói que protagoniza esta história não tem superpoderes, mas o encanto e a vulnerabilidade de sua humanidade. Sua grandeza está na infinita capacidade de se reinventar diante daquilo que não dá certo, daquilo para o qual não estava preparado. A dramaturgia se ampara nessas tentativas, muitas vezes mal sucedidas, de se conquistar alguma coisa.

SÃO BERNARDO DO CAMPO

Oficina
Local: CLAC - Centro Livre de Artes Cênicas - Pça. Cônego Lázaro Equini, 240. Baeta Neves.

19 de junho. Sexta, às 18h
“Criação em Dança Contemporânea. Proximidades e Distâncias” - Renato Vasconcelos
Modalidade: Dança contemporânea
Público alvo: a partir de 16 anos

Conteúdo: A oficina aborda a criação do movimento a partir do principio físico de aproximação e afastamento de diferentes partes do corpo, como: a aproximação e afastamento das mãos, das mãos em relação ao tronco, da cabeça em relação ao cóccix, da cabeça em relação aos pés. Além dos movimentos produzidos a partir das investigações e improvisações individuais os participantes também serão direcionados a observarem o espaço que circunda o movimento e as variáveis de força que envolvem as diferentes possibilidades de afastar e aproximar.

Espetáculo
Local: CLAC - Centro Livre de Artes Cênicas - Pça. Cônego Lázaro Equini, 240. Baeta Neves.
19 de junho. Sexta, às 20h30
“Nu.Cio” – BIZ Cia de Dança
Direção e coreografia: André Bizerra. Figurino: Danusa Carvalho. Iluminação: Renato Lopes Sonoplastia: Rafael Volpe. Elenco: André Bizerra, Letícia Scalise, Marcus Chorro e Paula Sanchez.
Classificação: 14 anos. Duração: 40 min.

Sinopse: Uma mulher japonesa passeia pelos nossos olhos e revela seus segredos mais íntimos. Os artistas dão corpo às fantasias dessa mulher oriental reprimida, fazendo com que, pouco a pouco, os espectadores mergulhem nos seus desejos mais minuciosos. Os acontecimentos se fundem, sem discernir o que é realidade e delírio.

RIBEIRÃO PIRES


Oficina
Local: Teatro Euclides Menato - Av. Prefeito Valdirio Prisco, 193. Centro.

26 de junho. Sexta, às 17h
“Interfaces Composicionais” – Marcus Chorro / Coletivo Black Book
Modalidade: Improvisação composicional
Público alvo: interessados em geral a partir de 14 anos com ou sem experiência em dança.

Conteúdo: vivência direcionada ao âmbito da improvisação composicional, desenvolvida por intermédio de jogos e exercícios cênicos a partir de interfaces entre dança e artes visuais; proposta abordada em meio a presente pesquisa que o coletivo se encontra a fim de refletir sobre a formação transdisciplinar do intérprete contemporâneo. 

Espetáculo
Local: Praça do Doce - Rua Boa Vista - Centro.

27 de junho. Sábado, às 16h
“Danças Urbanas - Loking” - Chemical Funk
Direção e coreografia: Ivo Alcântara. Iluminação Renato Lopes. Elenco: Diego “Popping D” Oliveira, Evandro “Smile” da Silva, Ivo Alcântara, Leandro Fukuzawa, Marcus “Chorro” Gomes, Nati Glitz, Tadeu “Crazy” Santos, Tiago “Boogaloo Begins” Meira e Zildo Faria Jr.
Classificação: Livre. Duração: 45 minutos.

Sinopse: O Locking surgiu no final dos anos 60' e desde então influenciou outras vertentes das danças urbanas. Uma chance de conhecer essa dança única é assistir ao espetáculo do grupo Chemical Funk. O espetáculo tem como característica a apresentação de uma dramaturgia clara e linear, repleta de tramas e surpresas, que muitas vezes utiliza-se do humor como ferramenta cênica.

Palco Livre
Local: Praça do Doce - Rua Boa Vista. Centro.

27 e 28 de junho. Sábado e domingo, a partir das 14h
Informações e inscrições: (11)7858-5549 ou renato@apbd.org.br, com Renato Alves.

O Palco Livre do ABCDança é um espaço de difusão e troca de experiências em Dança. Em um palco ao ar livre, são apresentados trabalhos de dança de todos os estilos previamente agendados.

MAUÁ

Oficina
Local: Espaço das Oficinas – Rua dos Bandeirantes, 611. Vila Bocaina.

17 de julho. Sexta, às 17h
"Matrizes da Dança Brasileira" - Ivan Bernardelli / Dual Cena Contemporânea
Modalidade: Dança contemporânea
Público alvo: a partir de 16 anos.

Conteúdo: A oficina propõe uma investigação coreográfica a partir das relações entre a dança contemporânea e as matrizes das danças tradicionais brasileiras, explorando a complexidade de suas estruturas lúdicas, musicais, rítmicas e espaciais. Através destas relações, os participantes irão desenvolver composições coreográficas a partir das matrizes propostas, gerando diversas combinações dramatúrgicas.

Espetáculo
Local: Céu da Artes – R. América do Norte com América do Sul. Parque das Américas.

17 de julho. Sexta, às 20h30
“BECO” - T.F. Style Cia de Dança
Direção geral: Igor Gasparini. Direção artística: Frank Tavantti. Coreografia, cenografia e figurino: Igor Gasparini e Frank Tavantti. Iluminação e sonoplastia: Gustavo Guerra. Elenco: Bianca Emy, Bruna Sant’Anna, Frank Tavantti, Helon Hori, Igor Gasparini, Luiz Paulo Cordeiro, Marcia Marcos, Marcos Werneck, Mayara Rosa, Natália Moura e Verônica Lopes. Estagiário: Arthur Alves.
Classificação: 12 anos. Duração: 40 min.

Sinopse: "BECO", de Igor Gasparini e Frank Tavantti, surge a partir de questionamentos sobre o quanto conhecemos a nós mesmos, até onde vão os nossos desejos e o que quer nosso inconsciente. A partir daí, o espetáculo busca refletir sobre os anseios individuais e coletivos; sobre o “beco de cada um” e o que move esse corpo, sonhando ou acordado, aprofundado internamente em múltiplas vontades e refletindo metáforas de uma vida de aparências.

RIO GRANDE DA SERRA

Oficina
Local: Departamento de Cultura - Rua Pedro Bracialli, 80. Centro.

18 de julho. Sábado, às 14h30
“Percussa – Locking” - Zildo Aparecido Faria Júnior
Modalidade: Dança e música. Público alvo: Livre

Conteúdo: A oficina ”Percussa-Locking” vai proporcionar uma junção da música e da dança com foco nas danças urbanas e na música corporal percussiva através de um olhar crítico-experimental dessas artes. O instrumento utilizado nessa oficina será o corpo, e a construção dos ritmos a serem explorados se dará por meio da experimentação e vivência dos participantes. A percussão se caracteriza pela organização dos sons ritmicamente marcados, sendo então a percussão corporal um meio de transformar o corpo em um instrumento musical. O movimento será a linguagem do corpo tendo como pilar a expressão urbana da dança Locking. A dança Locking é a pioneira das Street Dances sendo base para todas as outras vertentes das Danças Urbanas. As movimentações dessa dança surgiram da observação do cotidiano como dirigir, cumprimentar, apontar etc, exigindo em alguns momentos força e fluidez. A integração entre essas artes tornará possível uma experiência de criação sob um novo prisma artístico performático.

Intervenção
Local: Praça da Bíblia, s/n.

18 de julho. Sábado, às 17h
“Skyline - Poema para lugares altos” - Projeto CO
Direção e coreografia: Paula Petreca. Cenografia e figurino: Bruna Petreca. Sonoplastia: Sara Pinheiro. Dramaturgia: Camila Bronizeski. Elenco: Camila Bronizeski, Juliana Adorno, Letícia Paschoaleti e Paula Petreca.
Classificação: Livre. Duração: 45 minutos.

Sinopse: “Skyline” é um trabalho de dança concebido como uma ode a todos os movimentos que povoam a cidade. Criado para ser dançado do alto, da perspectiva de quem olha as rotinas, trajetórias, encontros, desencontros e jornadas vistas de cima, este trabalho é uma dança que cumprimenta e reverencia o humano (urbano e contemporâneo) por toda sua humanidade. De cima de um viaduto, de um prédio, ou de uma ponte, mulheres vestidas de branco acenam para os carros, pedestres e pássaros que passam. Um delírio lírico, um poema dançado…

SÃO PAULO

Exposição
Local: CRD - Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo
Baixos do Viaduto do Chá s/n, Galeria Formosa. Centro (antiga Escola Municipal de Bailado)

 22 de julho, visitação: Terça a domingo, das 10 às 21h, até 31/7
“20 anos – Companhia de Danças de Diadema”
Organização do fotógrafo Paulo César Lima.

Oficina
Local: CRD - Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo
Baixos do Viaduto do Chá s/n, Galeria Formosa. Centro (antiga Escola Municipal de Bailado)

22 de julho. Quarta, às 19h
“Visualidades da Dança" - Fábio Jota
Modalidade: oficina teórica e expositiva. Publico alvo: maiores de 16 anos.

Conteúdo: O Pesquisador Fabio Jota apresenta um bate papo sobre a interrelação entre o audiovisual e a dança por meio de diferentes processos artísticos na contemporaneidade presentes na videodança, videoarte, videoperformance, cinema experimental e registros de experiências coreográficas e performáticas com o uso de projeções em palco e espaços alternativos.

Espetáculos e Intervenção
Local: CRD - Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo
Baixos do Viaduto do Chá s/n, Galeria Formosa. Centro (antiga Escola Municipal de Bailado)

23 de julho. Quinta, às 21h
“Platô” - iNSAiO Cia de Arte
Direção, coreografia e cenografia: Cláudia Palma. Figurino: Lia Damasceno. Iluminação: André Boll e Silviane Ticher. Sonoplastia ao vivo: Celso Nascimento. Provocação cênica: Mariana Muniz. Provocação filosófica: Rodrigo Vilalba. Audiovisual (processo): Felipe Teixeira. Gravação, edição e finalização: Osmar Zampieri. Elenco: Armando Aurich, Claudia Palma.Celso Nascimento (música original e ao vivo).
Classificação: 14 anos. Duração: 50 min.

Sinopse: "Ninguém entra num mesmo rio uma segunda vez. Pois quando isso acontece, já não se é o mesmo; assim como as águas, que já serão outras." (Heráclito de Éfeso, filósofo). Corpos que se reencontram no tempo e no espaço. Trajetos que se acompanham por muito tempo, desviam e voltam a se tocar. Pensar as diferenças enquanto caminhos traçados. É no cruzamento da textura destes diversos discursos que delicadezas e memórias criam o desejo de outras perspectivas. Não se parte mais de onde parou. É preciso haver inversões, reversões, outro tempo. “É no cume da montanha que o percurso começa.” (Michel Serres).

 24 de julho. Sexta, às 21h
“Bolero” – Cia Perversos Polimorfos
Direção: Ricardo Gali. Coreografia: Luis Viana. Iluminação: Vinicius Andrade.Figurino: Ricardo Gali. Vídeo e foto: Fábio Furtado. Colaboração artística: Natália Mendonça, Gabriel Tolgyesi, Patrícia Bergantin, Juliana De Bonis. Elenco: Maurício Flórez Raigoza.
Classificação: Livre. Duração: 30 minutos.

Sinopse: “Bolero” é uma performance da Cia Perversos Polimorfos para a música “El bolero” do compositor Maurice Ravel, interpretado pelo bailarino colombiano Maurício Flórez Raigoza, atualizando a coreografia “Arrojo” do venezuelano Luis Viana, sob direção de Ricardo Gali. Teve sua estreia em novembro de 2014 no Sesc Pinheiros em São Paulo e apresentações em Medellin/COL e em Paris/FRA.

24 de julho. Sexta, às 21h30
“Ser Híbrido” – Corpo Único
Direção: Ton Carbones. Coreografia: A Cia. Figurino: Orlando Dantas. Intérprete criador: Orlando Dantas.
Classificação: 16 anos. Duração: 20 minutos.

Sinopse: Livremente inspirado na obra “Orlando” de Virgínia Woolf, onde a personagem, passando por diversas situações amorosas, políticas e poéticas, sofre modificações psicológicas e físicas se transformando em mulher. O homem contemporâneo a cada dia se torna mais mutante e muito disso se dá mais pela necessidade de se enquadrar em um ambiente, do que pelas suas vontades. Instigado por essas transformações, “Ser Híbrido” tem o objetivo de revelar esse corpo contemporâneo em suas diversas situações, onde o mundo externo interfere de forma direta em sua vida.

25 de julho. Sábado, às 21h
“Cisza – o último silêncio é a morte” - Com[som]ante Cia de Arte
Direção: Harrison Rodrigues. Coreografia: Cleber Vieira, Francisco Souza, Giovana Santos, Harrison Rodrigues, Jeniffer Mendes, Joelma Souza, Lucas Lopes, Mia Assumpção, Victor Almeida e Wellington Al. Cenografia e figurino: Com[som]antes Cia de Arte. Iluminação: Fernando Ramos. Sonoplastia: Frank Matos. Elenco: Cleber Vieira, Camila Pam, Frank Vinicius, Giovana Santos, Harrison Rodrigues, Jeniffer Mendes, Lucas Lopes e Welington Al.
Classificação: Livre. Duração: 50 minutos.

Sinopse: “Cisza - o último silêncio é a morte” é um espetáculo que percorre linguagens artísticas, enfatizando a dança. Seu embrião surgiu em 2012, em um Laboratório de Criação proposto pelo Projeto Núcleo Luz e pôde amadurecer e ganhar força através do incentivo do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais - VAI 2014. O espetáculo aborda múltiplas relações com o silêncio e, consequentemente, com o som. Desde a busca da quietude externa até uma decorrente colisão com a calmaria do âmago. O foco dessa dança não está apenas nos extremos pontuados, mas sim em seus entremeios.

Fórum
Local: CRD - Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo
Baixos do Viaduto do Chá s/n, Galeria Formosa. Centro (antiga Escola Municipal de Bailado)

26 de julho. Domingo, às 17h
”Entre águas: um encontro entre a tradição afro-brasileira e a dança clássica indiana” - Irani Cippiciani
Público alvo: maiores de 15 anos

Conteúdo: Na palestra “Entre águas: um encontro entre a tradição afro-brasileira e a dança clássica indiana”, Irani Cippiciani discorre sobre o papel e as possíveis contribuições da tradição dentro do universo contemporâneo em dança, partindo do processo de criação do espetáculo ‘Orè Yéyè O, Oxum Tarangam’, coprodução Brasil/Índia que une a técnica da dança clássica indiana ao riquíssimo universo cultural brasileiro.

Batalha
Local: CRD - Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo
Baixos do Viaduto do Chá s/n, Galeria Formosa. Centro (antiga Escola Municipal de Bailado)

26 de julho. Domingo, das 19h às 21h
Batalha Locking de B-boys e B-girls
Colaboração: Chemical Funk

Ficha técnica: ABCDança 2015 - 10 anos

Coordenação geral: Ana Bottosso. Produção administrativa: Ton Carbones. Produção executiva: Rodrigo Castelo Branco. Assessoria de comunicação: Renato Alves. Comissão de seleção de projetos: Ana Bottosso (Presidente da comissão), Débora Carvalho (Sesc São Caetano), Isis Lourenço (Secretaria de Cultura de Mauá), Lígia Azevedo (Sesc Santo André), Luiz Rocha (Centro Cultural Diadema), Marcos Ferraz (CLAC - Centro Livre de Artes Cênicas, São Bernardo do Campo), Nelson Donizete (Departamento de Cultura de Rio Grande da Serra), Paula Kirstus (Secretaria de Cultural de São Caetano do Sul), Satie Marina Wapanabe (Sesc São Caetano do Sul), Vânia Cristina Ribeiro (ELD - Centro de Dança de Santo André), Yáskara Manzini (CRD - Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo). Concepção gráfica: Phoenix Art Studio. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Fotografia: Paulo César Lima. Vídeomaker: Cristina Ávila e Produção ABCDança. Parcerias: Cooperativa Paulista de Dança, Sesc São Paulo, Prefeitura do Município de Diadema, Prefeitura do Município de São Bernardo CLAC – Centro Livre de Artes Cênicas, Prefeitura de São Caetano do Sul, Prefeitura de Mauá, Prefeitura de Ribeirão Pires, Prefeitura de Rio Grande da Serra, Prefeitura de São Paulo, CRD – Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo.




Contatos / ABCDança: abcdanca@apbd.org.br
Tel: (11) 7852-8364 / 7852-8365 / 7858-5549 – Renato Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário