quarta-feira, 24 de junho de 2015

Kuarup reedita álbuns importantes de Ivan Lins nas comemorações dos 70 anos do artista

Cantor, pianista e compositor, Ivan Lins comemora 70 anos em 2015, mesmo ano em que também são festejados seus 50 anos de música, 45 de carreira e 40 de parceria com Vitor Martins. É nesse momento ímpar que a gravadora Kuarup, lança em CD, dois discos do artista que foram gravados na década de 70.

Trata-se dos álbuns Modo Livre (1974) e Chama Acesa (1975), respectivamente, quarto e quinto registros da carreira do artista, ambos lançados pela gravadora RCA (hoje Sony Music), com produção assinada por Raymundo Bittencourt. O primeiro traz arranjos do maestro Arthur Verocai e no segundo, os arranjos são do próprio Ivan Lins, junto com a banda Modo Livre.

Os trabalhos são registros memoráveis da sólida carreira de Ivan Lins e marcam uma época na qual o trabalho dos grandes intérpretes, tinha como cúmplice o talento dos arranjadores e o virtuosismo dos músicos no estúdio e no palco. É esta memória musical que a Kuarup quer reviver com um dos mais representativos artistas da música brasileira. 

Estes relançamentos, no primeiro semestre de 2015, dão seguimento ao trabalho de curadoria que a Kuarup desenvolve com a análise e pesquisa de repertório de álbuns e de discos importantes da música popular brasileira que, por vários motivos, além do desinteresse das gravadoras, estão fora de catálogo e indisponíveis para venda nas lojas físicas e digitais. E a lista para lançamento no segundo semestre trará ainda outras boas surpresas para os apreciadores e colecionadores da música de qualidade.

KCD 249 – Ivan Lins – Modo Livre (1974)

Quarto trabalho do cantor e compositor Ivan Lins, o álbum Modo Livre foi lançado, em 1974, pela gravadora RCA (hoje Sony Music) com produção de Raymundo Bittencourt e arranjos do maestro Arthur Verocai. O disco, que marca a estreia da parceria do músico com o compositor Vitor Martins na canção Abre Alas, traz uma bela releitura de Avarandado, música de Caetano Veloso. O álbum, adaptado para o formato CD em 2001, tem um time de músicos de primeira linha na ficha técnica, expressivos instrumentistas da MPB dos anos 70 como Wagner Tiso, Robertinho Silva, Maurício Einhorn, Laércio de Freitas, Márcio Montarroyos, Copinha, Miltinho e Aquiles Reis do MPB-4, entre outros, além da participação da cantora e atriz Lucinha Lins nos vocais. O trabalho traz ainda, regravações de clássicos como General da Banda, A Fonte Secou e Recordar é Viver, reunidos em faixa única neste relançamento exclusivo e remasterizado da gravadora Kuarup, comemorando os 70 anos do pianista e compositor.

Faixas: 1. Rei do Carnaval / 2. Deixa Eu Dizer / 3. Avarandado / 4. Tens (Calmaria) / 5. Não Tem Perdão / 6. Abre Alas / 7. Chega / 8. Espero / 9. Essa Maré / 10. Desejo / 11. General da Banda/A Fonte Secou/Recordar é Viver (Recordar).

KCD 248 – Ivan Lins – Chama Acesa (1975)

Quinto trabalho do cantor Ivan Lins, o álbum Chama Acesa foi lançado, em 1975, pela gravadora RCA (hoje Sony Music) também com produção de Raymundo Bittencourt e arranjos do próprio pianista carioca, com a sua banda, a Modo Livre, que tinha entre seus integrantes o músico Gilson Peranzzetta, arranjador que acompanhou Ivan Lins durante muitos anos. O álbum, que foi editado em CD em 2001, amplia e confirma a parceria do músico com o letrista Vitor Martins, além de outras canções próprias e parcerias com Ronaldo Monteiro de Souza, em melodias clássicas como Não Há Porque e, Palhaços e Reis. O álbum, que volta às lojas remasterizado por iniciativa da gravadora Kuarup, traz no repertório a canção Joana dos Barcos, música incluída por Ivan Lins em seu novo trabalho e que serviu de inspiração para espetáculo de balé que será apresentado em Niterói (RJ), como parte das comemorações.

Faixas: 1. Sorriso da Mágoa / 2. Nesse Botequim / 3. Chama Acesa / 4. Lenda do Carmo / 5. Joana dos Barcos (Beira-Mar) / 6. Ventos de Junho / 7. Não Há Porque / 8. Demônio de Guarda / 9. Poeira, Cinza e Fumaça / 10. Palhaços e Reis / 11. Corpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário