quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Núcleo Teatral Filhos da Dita organiza Mostra de Vídeos em Cidade Tiradentes

Cinemateus
Iniciado em abril de 2015, o projeto Juventude, Violência e Territórios – Fortalecendo o Bairro Através da Arte segue até março de 2016, no bairro Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo.

Em 2016 a programação começa no dia 23 de janeiro com a magia do cinema: a Mostra de Vídeos exibe curtas-metragens produzidos pelo Coletivo Cinemateus, Funk TV e Cine Favela, na Casa de Cultura de Cidade Tiradentes, às 15 horas. E entrada é franca.

Seguindo a programação, tem apresentação do grupo Pombas Urbanas o espetáculo Era Uma Vez Um Rei, no dia 27 de fevereiro. Em março, tem sarau com o Coletivo Marginaliaria e vivência de skate com o Love CT, ambos no dia 2. E, fechando a programação, no dia 27 de março, acontece o seminário/sarau Juventude, Violência e Território com participação do sound system África Mãe do Leão, além da atividade Grafitagem para finalizar.

Esta é uma realização do Núcleo Teatral Filhos da Dita (grupo de teatro formado pelo Instituto Pombas Urbanas) que tem a finalidade de promover ocupação artística com diversidade de linguagens na região contribuindo na aproximação dos jovens com sua cultural. O projeto foi viabilizado com o apoio do Ministério da Justiça e Plano Juventude Viva que reúne ações preventivas para reduzir a vulnerabilidade de jovens negros a situações de violência física (e simbólica) por meio da inclusão social e da autonomia.

O projeto Juventude, Violência e Territórios – Fortalecendo o Bairro através da Arte é baseado, entre outros aspectos, no conceito da “cultura como direito”, usada como importante ferramenta de empoderamento e protagonismo, principalmente para os jovens entre 15 e 29 anos. Sua finalidade é criar espaços e oportunidades para que os jovens encontrem caminhos diferentes, que não passem pela violência.

Na idealização do projeto o Instituto Pombas Urbanas partiu da necessidade de transformar a dura realidade social e cultural da juventude do extremo leste de São Paulo, mais precisamente de Cidade Tiradentes que, frequentemente, tem o estigma da violência estampado nos jornais. Esta iniciativa vem de encontro ao trabalho desenvolvido pelo Instituto, em 10 anos de atuação, promovendo o desenvolvimento do bairro por meio da arte. Para tanto, usa a capacidade transformadora do jovem com suas raízes culturais, valoriza as produções locais e periféricas, contribuindo para a diminuição de um quadro perverso de exclusão social. Um dos resultados de seu trabalho é a fundação do Centro Cultural Arte em Construção, espaço cultural comunitário que se tornou referência para a cidade na formação de jovens artistas e no acesso a bens culturais para a comunidade.

Programação – Janeiro/2016
Dia 23 de janeiro. Sábado, às 15h
Projeto Juventude, Violência e Territórios – Fortalecendo o Bairro Através da Arte
Cinema: Mostra de Vídeos
Local: Casa de Cultura de Cidade Tiradentes
Av. Sarah Kubitschek, 165. Cidade Tiradentes. São Paulo-SP
Grátis. Informações: (11) 2285-7758.

Filme: Marasmo – Funk TV
Sinopse: MC Negaly gosta de curtição, balada e, principalmente, de cantar funk. Junto com sua amiga Ingrid, elas penam em sair para conhecer o mundo e ficar famosas, mas algo dá errado em seus planos e Negaly se vê precisando de novas motivações para viver.
Classificação: livre. Duração: 8:21 minutos.

A Funk TV é uma produtora que tem seu foco no audiovisual realizando diversos trabalhos de qualidades formada por dois jovens negros do extremo leste de São Paulo: João Carlos (Negro JC) e Anderson Evangelista (Montanha) ambos moradores do bairro Cidade Tiradentes. A Funk TV trabalha realizando DVD, videoclipes, institucionais, curta-metragens e documentários, atuando principalmente com jovens da periferia e trabalhando com foco em sua linguagem e conteúdo.

Filme: Qual é? Sem Camisinha Não Rola! – Cinemateus
Sinopse: O curta aborda a história de dois adolescentes que se lançam no que será a experiência mais lembrada de suas vidas: A primeira vez. Quebrando tabus e trazendo a reflexão sobre o uso do preservativo na primeira vez, o curta apresenta segundo o olhar dos jovens como é essa realidade.
Classificação: livre. Duração: 8:56 minutos.
O Coletivo Cinemateus vem ao longo desses anos somando esforços para atuar na área de comunicação por meio de produções, projeções de vídeos educativos e entretenimento, que expressem a realidade das comunidades de São Mateus, Zona Leste da Cidade de São Paulo.

Filme: Oscar – Cine Favela
Sinopse: O filme conta a história do pequeno Oscar que, depois de sete anos sem saber quem era o seu pai, descobre que ele sempre esteve ao seu lado. Oscar é uma história de reencontros.
Classificação: Livre. Duração: 11’ minutos.


O Cine Favela é uma Associação Cultural sem fins lucrativos, que, desde 2003, usa o cinema e o esporte como ferramentas de inclusão sociocultural para moradores da Comunidade de Heliópolis/SP e região. A associação também é responsável pela realização do maior evento cinematográfico do mundo, dedicado à difusão de filmes periféricos, o Festival Cine Favela de Cinema, que, ao longo de sete edições, já exibiu mais de 300 títulos, atingindo mais de 1.500.000 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário