sexta-feira, 24 de março de 2017

Teatro do Incêndio realiza encontro com Os Favoritos da Catira e Batuque de Umbigada

O Teatro do Incêndio realiza - nos dias 4 e 18 de abril (terças-feiras, às 19h) – os próximos encontros das Rodas de Conversa - A Gente Submersa que contempla, respectivamente, os temas Catira - Palmeado, Sapateado e Viola e Samba de Umbigada. Os grupos convidados são: Os Favoritos da Catira (de Guarulhos) e o Batuque de Umbigada de Capivari com sua matriarca Dona Anicide Toledo.

Com entrada franca, os eventos reúnem, até o dia 10 de outubro, mestres da cultura popular e comunidades tradicionais do estado de São Paulo em bate-papos seguidos por vivências (breves apresentações das manifestações).

A catira, também chamada de cateretê, é uma dança folclórica, cujo ritmo é marcado pela batida dos pés e das mãos dos dançarinos, acompanhados pela dupla de violeiros que cantam as modas. Com influências indígenas, africanas e europeias, a catira é uma manifestação cultural típica do interior do Brasil, arraigada na cultura sertaneja de várias regiões, principalmente São Paulo.

A Umbigada é uma dança afro-brasileira criada nos quilombos. Os escravos com suas roupas curtas e apertadas dançavam sempre com umbigo de fora, daí o nome. Atualmente, no estado de São Paulo é tida como um tributo de terreiro, praticada pelos remanescentes das senzalas. Organizados em duas fileiras, frente a frente, os dançadores de ambos os sexos evoluem até um ligeiro contato físico dos quadris ou ventre.

Os convidados

Liderados pela viola de Oliveira Fontes e seu filho Edson Fontes, Os Favoritos da Catira ressaltam a tradição da música e dança da catira. Formado no começo dos anos 80, agora na terceira geração de integrantes, o grupo persiste em manter a essência da música e do folclore de raiz na metrópole paulista. Distante de simulacros e imposições da indústria cultural midiática, porém próximas de um passado recente de contrastes entre o tradicional e o moderno, e sua então diversidade cultural como toda metrópole. Os Favoritos da Catira reafirmam a identidade da nossa origem caipira, numa luta constante contra os estereótipos e as influências de releituras não autênticas.

Dona Anicide Toledo é a voz do Batuque de Umbigada de Capivari (SP), grupo cultural de resistência negra. Considerada a mais importante compositora e intérprete do batuque paulista, a batuqueira lançou, em 2012, o CD Anicide Toledo - A Voz Feminina do Batuque de Umbigada, realizado pela Diretoria de Patrimônio Cultural, da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Capivari. A produção musical é assinada por Flávio Carvalho contou com os percussionistas Ariel Diego Caxias da Silva, Silvio Celso Boaventura de Almeida, Valmir Benedito e Carlos Roberto Toledo, além de participação especial de Márcio Magnusson (guitarra), Vitor Priante (violino), Miguel Ângelo Annicchino (piano) e do próprio produtor (voz).

Rodas de Conversa - A Gente Submersa

O projeto A Gente Submersa foi contemplado pela 29ª edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, em comemoração aos 21 anos da Cia. Teatro do Incêndio. A programação das Rodas de Conversa prima pela diversidade saberes e fazeres tradicionais. São vivências com temas ligados à dança, música, religiosidade, dialeto e culinária.

O ciclo de vivências teve início no dia 7 de abril (com a Congada de Santa Efigênia, seguida pelo Samba de Bumbo) e segue até 10 de outubro. Em parceria com a Comissão Paulista de Folclore, que ao longo de 67 anos vem mapeando, fomentando e salvaguardando as manifestações culturais tradicionais e os patrimônios culturais imateriais, o Teatro do Incêndio torna-se o terreiro, o quintal para esses encontros de artistas, públicos e griôs. Esta iniciativa vem de encontro à verticalização da busca de raízes brasileiras pelo Teatro do Incêndio que apontou caminhos necessários de aprimoramento e investigação, ações vitais para o presente do coletivo. Esses encontros com a cultura popular fazem parte da pesquisa para montagem de seu novo espetáculo.

Na programação, as raízes da cultura brasileira se manifestam em grupos que resistem e mantém viva a nossa história. De Campinas vêm os tambores do Jongo da Roseira, comandado por Dito Ribeiro. As festas tradicionais também estão contempladas: Festa de Santa Cruz, Festa do Divino e Folia de Reis. E o dialeto caipira tem destaque também nos encontros: o Mestre Amarildo, de Lagoinha, e a culinarista Cida do João Deitado, de São Francisco Xavier, vão compartilhar seus saberes populares por meio de canções, causos e receitas. Os sapateados e palmeados tropeiros marcam presença pela Catira de Mestre Edson Fontes e Seu Oliveira (seu pai), de Guarulhos, e pelo Fandango da Comunidade de Iguape. Outros temas como Cantos das Verônicas, Catira, Samba de Umbigada, Moçambique e Recomenda de Almas, bem como as aldeias urbanas da tribo indígena Wassu Cocal, estão no roteiro das Rodas de Conversa no Teatro do Incêndio.

Serviço

Rodas de Conversa / Vivência: A Gente Submersa

Dia 4 de abril. Terça, às 19 horas
Tema: Catira – Palmeado, Sapateado e Viola
Grupo: Os Favoritos da Catira

Dia 18 de abril. Terça, às 19h
Tema: Samba de Umbigada
Grupo: Dona Anicide e Batuque de Umbigada

Local: Teatro do Incêndio
Rua Treze de Maio, 48 – Bela Vista/SP. Tel: (11) 2609 3730 / 2609 8561
Ingressos: Grátis (não há necessidade de retirar ingresso).
Duração: 1h20. Capacidade: 80 lugares.


Próximas Rodas de Conversa

2 de maioFandango – Bate Mão Bate Pé (Iguape)
Tema: Fandango de Iguape

16 de maio - Artesanato / Benzedeira / Temperos (São Francisco Xavier)
Tema: Caipira na Cozinha com Cida do João Deitado

30 de maio - Cururu, Violas e Divino (Lagoinha)
Tema: Dialeto Caipira, Violadas, Reis e Cururu

13 de junho - Cantos para Reis (Atibaia)
Tema: Folia de Reis de Atibaia - A Folia, o Giro, a Festa

27 de junhoJongo (Campinas)
Tema: Jongo da Roseira - Comunidade de Campinas

11 de julhoReisado (Guarujá)
Tema: Reisado Sergipano

25 de julhoCongadas (Olímpia e Taubaté)
Tema: Congada Chapéu de Fitas - Cantos que Curam

8 de agosto - Aldeia Indígena (Guarulhos)
Tema: Wassu Cocal - Aldeias Urbanas: Toré como Resistência

22 de agosto    - Dança de Santa Cruz (Carapicuíba)
Tema: Festa de Santa Cruz - O Profano e o Sagrado Caminhando Juntos

5 de setembro - Cantos Sagrados (Joanópolis)
Tema: Canto das Verônicas - Mulheres que Choram

26 de setembroMoçambique (São José dos Campos)
Tema: Moçambique - Passos e Entrelaço de Bastões

10 de outubro - Recomenda de Almas (Bom Jesus dos Perdões)
Tema: Recomendas e Excelências - Os Cantos Sagrados para a Morte

Nenhum comentário:

Postar um comentário