segunda-feira, 17 de abril de 2017

A 12ª edição do ABCDança tem início no dia 19 de abril em Diadema

Em sua 12ª edição, o Projeto ABCDança circula pelas cidades do ABCD Paulista e capital São Paulo, propondo uma diversificada programação de dança em seus múltiplos estilos, que envolve espetáculos, intervenções, cursos, oficinas, fóruns e diálogos. A programação acontece entre abril e maio e todas as atividades são gratuitas.

Em Diadema, os espetáculos e oficinas correm de 19 a 26 de abril, no Teatro Clara Nunes, Centro Cultural Diadema, Centro Cultural Serraria e Praça da Moça.

O ABCDança 2017 é uma iniciativa da Associação Projeto Brasileiro de Dança, tendo apoio do ProAC (Festivais de Artes) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna, prefeituras das cidades envolvidas, Sesc Santo André e Sesc São Caetano do Sul.

Mostra Ivonice Satie

Nas edições recentes do ABCDança constatou-se a crescente demanda de artistas e coletivos artísticos de dança  iniciando trabalhos de pesquisa corporal e coreográfica, assim como grupos já existentes  emergindo e intensificando seu trabalho de dança na região, em busca de difusão e visibilidade. Com o intuito de aperfeiçoar e ampliar a realidade da dança local, esta edição traz a Mostra Ivonice Satie, voltada aos grupos independentes que apresentam intervenções curtas, exclusivamente da região do ABCD paulista. A mostra acontece no dia 20 de abril (quinta-feira, às 19h), no Teatro Clara Nunes, no Centro Cultural Diadema.

Os grupos que compõem a Mostra Ivonice Satie receberão uma apreciação crítica de um profissional da dança convidado pelo projeto. Com a realização desta mostra o Projeto ABCDança reforça seu compromisso com o fortalecimento da dança na região do ABCD paulista, além de homenagear esta artista que foi uma das grandes incentivadoras da dança no Brasil. Com sua visão vanguardista Ivonice proporcionou amplo acesso e universalização à linguagem da dança.

Programação – ABCDança 2017
Ingressos: grátis
Cidade: Diadema

19 de abril. Quarta-feira, às 14h
Local: Centro Cultural Diadema / Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300. Centro)

Espetáculo: Poetas da Cor
Com: Cia Druw

Sinopse: Este espetáculo inspira-se no ponto comum entre os mais diferentes pintores. A cor está presente em tudo, dentro e fora, no cheio e no vazio, na luz e no pigmento, entre o céu e a terra. A proposta é construir uma composição poética em torno da combinação das cores, suas personalidades e tonalidades.

Ficha técnica: Direção: Miriam Druwe. Coreografia: Denise Namura, Michael Bugdahn e Cia Druw. Cenografia: Marco Lima. Figurino: Marco Lima. Iluminação: Marcel Gilber. Sonoplastia: Divanir Gattamorta. Elenco: Alessandra Fioravanti, Anderson Gouvea, Elizandro Carneiro, Felipe Sacon, Manuela Fadul e Orlando Dantas. Classificação: Livre. Duração: 50 min.

19 de abril. Quarta-feira, às 20h
Local: Centro Cultural Diadema / Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300. Centro)

Espetáculo: Não Te Abandono Mais, Morro Contigo
Com: Cia. Carne Agonizante

Sinopse: O espetáculo apresenta dois amantes cansados e desiludidos pelo fim de uma paixão que se diluiu por conta da inevitável ação do tempo. O que prevaleceu foi o amor como sentido de ausência de toda esperança.

Ficha técnica: Direção: Sandro Borelli. Coreografia: Sandro Borelli. Cenografia: Grupo. Figurino: Grupo. Iluminação: Sandro Borelli. Sonoplastia: Gustavo Domingues e Beethoven. Classificação: 16 anos. Duração: 30 min.

20 de abril. Quinta-feira, às 19h

MOSTRA IVONICE SATIE
Local: Centro Cultural Diadema / Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300. Centro)
Duração total: 1h40

Espetáculo: Marcas de Passagem
Com: Núcleo Bambu

Sinopse: Este trabalho faz parte dos estudos cênicos desenvolvidos pelo Núcleo Bambu, a partir do impulso de investigar o corpo dentro dos processos de criação em teatro-dança. André Gide afirmou, certa vez, que “a arte nasce quando viver não é suficiente para exprimir a vida", é a partir dessa reflexão que surge Marcas de Passagem, resignificando - em movimento - as cicatrizes do corpo e da alma.

Ficha técnica: Direção: Marília Costa. Intérpretes criadores: Marília Costa, Renan Splandiun e Débora Vaz, Cenografia e figurino: Ana Griz, Sonoplastia: Paulo Oliveira. Elenco: Débora Vaz, Marília Costa e Renan Splandiun. Classificação: Livre. Duração: 12 minutos.

Espetáculo: No Tempo com Tempo
Com: Associação Passo a Passo

Sinopse: Bejart - Dança sem a formalidade, livre mais sem romper a estrutura clássica. Nijinski – Considerado o Deus da dança do ballet, foi da paixão a loucura. Isadora – Na segunda metade do século 19, revolucionou toda a dança, provocando imensa renovação, a dança mais livre e ligada à vida real. Pina – Suas coreografias são baseadas em experiências de vida. A Interação entre o masculino e o feminino.

Ficha técnica: Direção: Luiza Gentile. Interpretes criadores: Paula Sanchez, Luiza Gentile e Renan Splandiun. Figurino: Adorinda Gonzalez. Iluminação: Elcio Nascimento e Luiza Gentile. Sonoplastia: Elcio Nascimento. Elenco: Joice Amorim, Paula Sanchez, Renan Splandiun, Jacqueline Moore, Wesley Andrade, Shayla de Souza, Milena Cristina, Joyce Teixeira e Isabella Fernanda. Classificação: Livre. Duração: 13 min.

Espetáculo: Êxodo
Com: Dias e Cia

Sinopse: Qual a jornada que percorremos dia após dia? Aonde chegaremos? Anseios, curiosidades e tantas questões pessoais nos levam por caminhos múltiplos. Possibilidades, encontros e escolhas vão surgindo no caminhar; pedras no caminho e a forma como as contornamos, superamos ou fracassamos, também. Êxodos constantes nos mantêm no caminho de busca, para nos perdermos e nos acharmos sempre que necessário, pois no fim é esta jornada que transforma, constrói e revela aquilo que realmente somos e seremos.

Ficha técnica: Direção: Edgar Dias. Coreografia: Edgar Dias. Cenografia: Telma Dias. Figurino: Walter Rodrigues. Iluminação: Alexandre Zullu. Sonoplastia: Arthur Vellado. Elenco: Camila Freitas, Israel Plinio, Josie Berezin, Livio Lima, Lucas Barbugiani e Maria Alina Corsi. Classificação: Livre. Duração: 12 min.

Espetáculo: Gitanas ABCDançam
Com: Grupo de Dança Cigana Amor Gitano

Sinopse: A partir do texto Ciganos, de Bartolomeu Campos Queirós, o elenco de dançarinas festeja e celebra a cultura cigana dançando, ao som das castanholas e snujs, além de poesias. O grupo apresenta algumas coreografias de shows e espetáculos que circulam no Grande ABCD e São Paulo, mostrando a mágica dessa dança envolta de alegria e força de um povo que luta pela liberdade e preservação de sua cultura.

Ficha técnica: Direção: Renata Saggioro Silva. Coreografias: Renata Saggioro Silva e Luciana de Donato, Cenografia, figurino e iluminação: Renata Saggioro Silva. Elenco: Dulcilene Pereira Fabel, Luciana de Donato, Margarete Grandolpho Moreira, Renata Saggioro Silva e Sueli Klesse Souza. Classificação: Livre. Duração: 13 min.

Espetáculo: Força Fluída (pré-estreia)
Com: Companhia de Danças de Diadema (grupo convidado)

Sinopse: O fluxo natural vem da natureza. O fluxo da respiração está de acordo com a natureza. Qual é a força que flui...? O que faz o forte fluir...?  (Kim Jae Duk).

Ficha técnica: Coreografia e concepção musical: Kim Jae Duk (Corea do Sul), Direção: Ana Bottosso. Elenco: Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Dayana Brito, Elton de Souza, Fernando Gomes, Rafael Abreu, Thais Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves (Keila Akemi e Leonardo Carvajal). Classificação: Livre. Duração: 45 min.

21 de Abril. Sexta-feira, às 20h
Local: Centro Cultural Diadema / Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300. Centro)

Espetáculo: Priamar
Com: Cia. Divinadança

Sinopse: Em formato de dueto, o espetáculo Priamar incorpora relações de afeto que por vezes vem rodeada de conflitos sem que, necessariamente, seu princípio ativo de proteção perca a força, seja quem for o sujeito naquele momento.

Ficha técnica: Direção e coreografia: Andrea Pivatto. Iluminação: Zulu. Elenco: Marcio Vitorino e Sofia Biella. Classificação: Livre. Duração: 17 minutos.







Espetáculo: Dispositivo Móvel
Com: Experimentus Cia de Dança (Fortaleza/CE – grupo convidado)

Sinopse: Trata-se da desconexão entre a imposição dos padrões do governo e a realidade nas cidades brasileiras, referindo-se às relações de poder apresentadas por Michel Foucault e Giorgio Agamben.

Ficha técnica: Direção e light designer: Paulo Lima. Elenco: Edson Odorico. Classificação: Livre. Duração: 40 minutos.




22 de abril. Sábado, às 20h
Local: Centro Cultural Diadema / Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300. Centro)

Espetáculo: Danças Passageiras
Com: Núcleo de Improvisação

Sinopse: O espetáculo reflete sobre o improviso, sobre como articular os desafios do presente com as escolhas do passado de maneira que o discurso continue fazendo sentido. Zélia Monteiro comenta: “Improviso porque preciso sobreviver. Preciso descobrir novas maneiras de me configurar na relação com o mundo, também pelo prazer de perceber o tempo e brincar com ele, olhando para as possibilidades do devir. E pensar rápido para que o tempo não engula as possibilidades e o meu sentir fique sem sentido”.

Ficha técnica: Direção: Zélia Monteiro. Figurino: Joana Porto. Iluminação: Hernandes de Oliveira. Sonoplastia: Danilo Domic. Elenco: Zélia Monteiro. Classificação: Livre. Duração: 40 minutos.

22 de abril. Sábado, às 18h
Local: Centro Cultural Serraria (Rua Guarani, 790. Conceição)

Espetáculo: Duelo de Egos
Com: Núcleo de Pesquisa em Dança Contemporânea da Fundação das Artes de São Caetano do Sul

Sinopse: Montagem concebida a partir de desejos inerentes ao homem como gritar, rir, chorar, sair correndo, ficar pelado; sobre coisas que passam pela nossa cabeça e não são ditas ou feitas. Reflete também sobre que as pessoas ao nosso lado estão deixando de fazer por causa da nossa presença e sobre como o nosso ego lida com as discordâncias do ID e superego.

Ficha técnica: Direção: Alessandra Fioravanti. Coreografia: Alessandra Fioravanti. Cenografia: Elenco. Figurino, iluminação e sonoplastia: Alessandra Fioravanti. Elenco: Augusto Ferré (ou Alessandra Fioravanti), Melissa Aguiar e Tânia Liberato. Classificação: 14 anos. Duração: 40 minutos.




23 de abril. Domingo, a partir de 10h
Local: Centro Cultural Diadema (Rua Graciosa, 300. Centro)

Palco Livre 
Espetáculos: Palco ao ar livre montado nas dependências do C. Cultural Diadema, para apresentações de espetáculos diversos.

Sinopse: Aos grupos e artistas interessados em mostrar seu trabalho no Palco Livre, inscrições pelo email abcdanca@apbd.org.br ou no local.

23 de abril. Domingo, às 16h
Local: Praça da Moça (R. Graciosa com Av. Alda. Centro - ao lado do Teatro Clara Nunes)

Intervenção: Cadê o Dono do Sorvete?
Com: MUMBRA corpomóvel

Sinopse: Intervenção cênica na qual uma situação absurda e bem humorada é o elemento central para refletir sobre o tempo em uma grande cidade. Por meio da temida frase “você pode me ajudar?”, o público é convidado a resolver o conflito absurdo: alguém perdeu um sorvete, é preciso achar seu dono com urgência. Durante a intervenção o sorvete se desfaz como metáfora de tempo e do muito que nos escapa. A criação é uma poesia concreta que surge do diálogo entre dança, teatro e performance, e convoca a plateia a olhar para as preciosidades do dia-a-dia.

Ficha técnica: Direção: MUMBRA corpomóvel. Coreografia: MUMBRA corpomóvel. Elenco: Aline Alvez, Isis Marks, Letícia Vaz e Marcela Páez. Classificação: Livre. Duração: 50 minutos.

OFICINAS
Inscrições: abcdanca@apbd.org.br ou no local.
Público alvo: bailarinos, estudantes de artes cênicas e interessados em geral.

19 de abril. Quarta-feira, das 17h às 19h
Local: Centro Cultural Diadema (Rua Graciosa, 300. Centro)

Oficina: A Dança e Suas Interfaces
Com: Fábio Jota

Conteúdo: A oficina apresenta um panorama das transformações e interfaces que perpassam a dança ao longo de sua história. Destaca como, na contemporaneidade, outras linguagens e as novas tecnologias foram incorporadas às artes do corpo em processos criativos, resultando em formas e discursos sobre o corpo, o movimento e a dança. A oficina propõe uma reflexão estética sobre os efeitos que outros modos de manipulação do movimento e do gesto na dança têm produzido visualidades e representações do corpo, desde o surgimento dos primeiros dispositivos de produção de imagem até as tecnologias digitais. Com introdução teórica e abordagem expositiva de conteúdos de vídeos, imagens e softwares, a oficina é destinada ao público da dança e interessados em geral. Classificação: Livre.

25 e 26 de abril. Terça e quarta-feira, das 18h30 às 20h30
Local: Centro Cultural Diadema (Rua Graciosa, 300. Centro)

Oficina: Performance, Gênero e Cidade
Com: Eduardo Bruno 

Conteúdo: A vivência propõe uma reflexão prática e teórica acerca dos modos como o atual modelo político/social/urbano produz e normatiza os modos de vida, construindo marginalizações de existências e desmontando subjetividades desviantes. Partindo desse ponto, Eduardo Bruno provoca criações de performances urbanas com base em debates autobiográficos. Indicado aos interessados em geral. Classificação: 14 anos

26 de abril. Quarta-feira, das 20h30 às 22h30
Local: Centro Cultural Diadema (Rua Graciosa, 300. Centro)

Oficina: Queda, Desorientação e Ascensão no Contato Improvisação
Com: Ricardo Neves 

Conteúdo: A atividade propõe transformar pequenas e grandes quedas em pousos seguros; girar buscando a desorientação, o desequilíbrio e a queda constante em mudanças de níveis em solos, duos, trios; e conscientizar nosso alinhamento ósseo para receber e equilibrar o peso do parceiro. Indicado aos interessados em geral. Classificação: Livre.

22 de abril. Sábado, das 14h às 16h
Local: Centro Cultural Serraria (Rua Guarani, 790. Conceição)

Oficina: Fotografia de Dança para Fotógrafos e não Fotógrafos
Com: Paulo César Lima

Conteúdo: A oficina apresenta metodologia de exercícios práticos com base teórica, passando pela historia da fotografia de dança e a produção atual, por meio de livros, vídeos de dança e de fotógrafos que atuam na área. Os exercícios práticos contam com bailarinos e iluminação para demonstrar o resultado da luz como fonte de criação do fotógrafo diante da expressão corporal que a dança possibilita. Destinada aos interessados em geral. Classificação: 14 anos.

22 de abril. Sábado, das 16h às 18h
Local: Centro Cultural Serraria (Rua Guarani, 790. Conceição)

Oficinas: Treinamento e Estudos dos Fluxos Internos de Movimento
Com: Mariana Molinos

Conteúdo: Com base em treinamentos de tai-chi e kung fu, a oficina busca estimular e ampliar os fluxos internos de movimento para permitir um corpo mais expressivo e específico de cada bailarino. Entre as técnicas orientais e a pesquisa de movimento, o objetivo é reconhecer os próprios padrões de fluxos e transformá-los na maior potência da dança de cada um. Destinado a bailarinos e estudantes de dança. Classificação: 14 anos.

26 de abril. Quarta-feira, das 18h30 às 20h30
Local: Centro Cultural Serraria (Rua Guarani, 790. Conceição)

Oficina: O Corpo Fora do Eixo
Com: Cláudia Palma

Conteúdo: A proposta é aproximar os participantes de pensamentos e abordagens da pesquisa de Claudia Palma, coreógrafa, intérprete e diretora da iNSAiO Cia. de Arte. A abordagem tem o corpo inclinado, na queda e na sensação da vertigem, fora do eixo, como objeto de investigação; levar ao risco, suas consequências físicas e sensoriais; deixar o improviso fluir a partir desse pressuposto. Destinado a bailarinos e estudantes de dança. Classificação: 14 anos. 


Informações / ABCDança http://www.ciadedancas.apbd.org.br
Te: (11) 99992-77990/ 99883-8276 / abcdanca@apbd.corg.br

Assessoria de imprensa - VERBENA COMUNICAÇÃO
Eliane Verbena / João Pedro
Tel: (11) 2738-3209 / 99373-0181 - verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário