terça-feira, 20 de junho de 2017

História & Estórias de Vicentini Gomez teve avant premiere no cine Olido em São Paulo

Aconteceu no dia 19 de junho, no Cine Olido, em São Paulo, a avant premiere do longa-metragem História & Estórias, que comemora o centenário de Presidente Prudente.

O diretor e roteirista Vicentini Gomez foi recebido com honrarias pelo cineasta Clery Cunha e pela produtora de cinema Faby Oliveira (do Cine Clube Show Especial, organizadores do evento com apoio do CONAD - Colegiado Nacional dos Diretores de TV, Teatro, Cinema e Eventos) numa sessão que lotou o Cine Olido.

Presenças ilustres garantiram o êxito do evento, entre atores, equipe de produção, amigos e imprensa. Entre elas estavam muitos atores do filme: Antonio Petrin, Gésio Amadeu, Genézio de Barros, Jaime Leibovitch, Cléo Ventura, Carlos Meceni, Maximiliana Reis, Carla Masumoto, Marcelo Galdino, Luiz Carlos Felix, Calixto de Inhamuns, Diaulas Ullysses, Pedro Paulo Vicentini e Vanessa Carvalho, entre outros.

Personalidades do meio artístico – como Regina Braga, Fhelipe Gomes, Rodrigo Dourado, Murilo Meola, Fernando Vieira, Giovani Venturini, Ednor Messias, Nill Marcondes, Vanessa Goulart e Dalileia Ayala - também marcaram presença, além das jornalistas Ana Pires e Nanete Neves e a produtora Cássia Guindo. Fazendo a cobertura do evento estavam a revista SP Metrópole, a TV Uno e o programa Quality by Mara Cedro, da TV Aberta.

Aplausos efusivos tomaram conta da sala ao final da sessão. Vicentini, emocionado, agradeceu a participação dos envolvidos na produção e homenageou, simbolicamente, a todos oferecendo flores a Antonio Petrin e Gabriela Rabelo. O evento terminou com uma animada confraternização nas dependências da Galeria Olido.


História & Estórias

O olhar experiente de Vicentini Gomez retrata a história da Presidente Prudente, desde a origem de seu povoamento com a chegada do Cel. Goulart (Antonio Petrin) e seus agregados para a construção do primeiro rancho. E também a forte presença do Cel. Marcondes (Carlo Briani), cuja rivalidade com o Cel. Goulart ajudou a impulsionar o desenvolvimento do povoado. A mescla de registros oficiais com as encenações - baseadas em fatos reais e nas lendas (ainda vivas na memória da população) - favorece a compreensão do processo histórico do desbravamento do Oeste Paulista e a história social e política do Brasil em relação à história local, a partir de um modesto povoado, fundado em torno de uma estação ferroviária, que atingiu o status atual de capital da 10ª região administrativa do Estado de São Paulo.

Vicentini optou por fazer um filme que fosse além do documentário formal, do didatismo histórico. “Minha intenção sempre foi apresentar uma obra cinematográfica coerente, contada de uma forma diferente para prender a atenção do público sem perder a função de registro histórico. Que seja uma aula de história, mas com arte e diversão”, comenta o diretor. O roteiro de História & Estórias traz uma riqueza de imagens e informações que facilitam a compreensão do processo que resultou na cidade centenária. A linguagem contemporânea, a exploração de recursos de 3D e a computação gráfica garantem dinamismo e fluidez, bem como a participação dos atores renomados interpretando os principais personagens dessa história.

Filme/lançamento: História & Estórias
Doc-Fic. 2017. Duração: 75 minutos. Classificação: Livre.                          
Roteiro e Direção: Vicentini Gomez
Edição e finalização: Hugo Caserta
Fotografia: Newton Ribas e Vicentini Gomez
Direção de arte: Madalena Machado e Vicentini Gomez
Assessoria em história: Jonas Soares de Souza
Assessoria história local: Ronaldo Macedo
Som direto: Roberto Uffo Rodrigues
Trilha original: Michel Vicentine e Jotacê Cardoso
Produção: Palha & Cia – Casa de Criação
Apoio: ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria do Estado da Cultura de SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário