segunda-feira, 17 de julho de 2017

2º Festival Cine Inclusão abre inscrições para oficinas de capacitação em cinema para idosos

Estão abertas, até o dia 13 de agosto, as inscrições para a Oficina de Capacitação Cinematográfica – destinada a pessoas da terceira idade - que integra a programação da 2a edição do Festival Cine Inclusão.

Os interessados devem ter mais de 59 anos e residirem em Heliópolis, Paraisópolis ou regiões próximas a esses bairros. Serão disponibilizadas 60 vagas gratuitas (em duas turmas de 30 alunos).

As inscrições podem ser feitas pelo site www.cineinclusao.com.br/festival ou pessoalmente nas unidades dos CEUs Heliópolis (Estr. das Lágrimas, 2385) e Paraisópolis (R. Dr. José Augusto de Souza e Silva, s/n).

Durante quatro encontros, os alunos têm acesso a todas as etapas do fazer cinematográfico e escrevem o roteiro de uma obra de curta duração. O resultado das aulas é a produção de um curta-metragem, cuja primeira exibição ocorre na sessão de encerramento do Festival, no dia 23 de setembro, na Unibes Cultural.

A Oficina de Audiovisual será ministrada pela cineasta Bruna Lessa e pela atriz e pedagoga Tatiana Rehder. As aulas, para ambas as turmas, acontecem nos dias 2, 3, 9, 10, 16 e 17 de setembro (sábados e domingos), nas unidades do CEU Heliópolis (das 10h às 13h) e do CEU Paraisópolis (das 14h30 às 17h30). Não é necessário ter experiência, apenas disponibilidade nos horários determinados.

Idealizado pelo produtor Daniel Gaggini e realizado pela MUK, o Festival Cine Inclusão será realizado entre os dias 9 e 23 de setembro nas comunidades mencionadas acima e na região central de São Paulo, tendo eventos de abertura e encerramento no Teatro da Unibes Cultural. Com direção geral de Luh Moreira, o 2º Festival Cine Inclusão tem a terceira idade como tema central. O objetivo do evento é difundir o cinema periférico e/ou produzido por entidades que utilizam a sétima arte como ferramenta de inclusão. A programação prevê a exibição de 23 curtas (nacionais e internacionais), um longa-metragem, debates e as oficinas de capacitação cinematográfica. A programação completa será divulgada oportunamente.

Bruna Lessa - Graduada em cinema na Universidade Anhembi Morumbi e está cursando pós-graduação em Roteiro pelo SENAC São Paulo. Trabalhou como diretora, roteirista, montadora e produtora para cinema, web e publicidade. Em 2012, fundou a Bruta Flor Filmes, realizando como produtora e diretora o curta metragem Lembranças de Maura, premiado em 20 festivais de cinema nacionais e internacionais e exibido nos canais nacionais Arte 1 e Prime e no canal indiano Muvizz Streaming. Foi coordenadora do projeto Kombi da Memória e dirigiu seu primeiro longa-metragem documentário Memórias de Heliópolis, em parceria com a Secretária da Educação de São Paulo e a Unas. Em 2015, com uma bolsa do Ministério da Cultura, fez curso de especialização em roteiro de longa-metragem na ECAM - Escola de Cinema de Madri, na Espanha. Atualmente, ministra oficinas livre de cinema em unidades do SESC São Paulo e trabalha como roteirista e diretora pela Bruta Flor Filmes.

Tatiana Rehder – Atriz formada pelo Teatro Escola Célia Helena, fez curso de direção na Escola Livre de Teatro de Santo André e pós-graduação em Direção Teatral pela Faculdade de Artes Célia Helena. É diretora artística e atriz do Grupo Arte Simples de Teatro, desde 2006, coordenadora e arte educadora do projeto Teatro em Heliópolis, desde 2009, com oficinas de teatro para crianças e adolescentes, também é professora de teatro para crianças e adolescentes no colégio São Luís Gonzaga. Diretora das peças O Meu Pé de Laranja Lima, Histórias dos Amores Difíceis, A Festa, Arte Simples Conta Tchekhov, Musica para Solidão, Estrelas do Orinoco e Utopia. Como atriz, integrou as peças Novos Velhos Dias (direção Fernando Niecht), O Último Pássaro (direção Frank Totino) e A Bola: Historias que Rolam (direção Pedro Pires). Foi preparadora de elenco infantil da minissérie da Rede Globo Som e Fúria e diretora colaboradora do projeto Conexões Britisch Council e Teatro Escola Célia Helena.

Informações / Inscrições
Oficina de Capacitação Cinematográfica

Até dia 13 de agosto.
Grátis. Público alvo: maiores de 59 anos. Nº vagas: 60 (em 2 grupos de 30).

CEU Heliópolis Prof.ª Arlete Persoli
Estr. das Lágrimas, 2385 - São João Clímaco, SP/SP
Datas das aulas: 2, 3, 9 e 10 de setembro (das 10h às 13h)
Data da gravação do filme: 16/09 (das 10h às 18h)

CEU Paraisópolis Hebe Camargo
R. Dr. José Augusto de Souza e Silva, s/n - Jardim Parque Morumbi, SP/SP
Datas das aulas: 2, 3, 9 e 10 de setembro (das 14h30 às 17h30)
Data da gravação do filme: 17/09 (das 10h às 18h)

E-mail: cineinclusao@muk.nu. Tel: (11) 3141-1595.


Assessoria de imprensa – Verbena Comunicação
Eliane Verbena e João Pedro
Tel.: (11) 2738-3209 / 99373-0181 – verbena@verbena.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário